Falando sobre a família...

     As mudanças ocorridas na sociedade que garantem a manutenção da mesma vem ocasionando  a redução no número de famílias tradicionais.

     Referente aos papéis, a mãe deixa de ser a "cuidadora dos filhos" e o pai deixa de ser a única fonte de sustento para a família, assim sendo, a tarefa de cuidar e educar os filhos é, de certa forma, transferida para professores e profissionais da saúde mental e a tarefa de sustentar financeiramente acaba que por consequência sendo dividida.

     Independentemente da maneira como as famílias se constituem, é nelas que ocorrem os primeiros aprendizados dos hábitos e costumes da cultura. É nesse ambiente familiar que se concretiza o direito aos cuidados essenciais de um ser para seu crescimento e seu desenvolvimento físico, psíquico e social.

     A família é considerada tão importante que, na ausência da mesma, a criança ou o adolescente precisa de uma família "substituta" ou de alguma instituição que cumpra as funções de cuidados e transmissão de valores e normas culturais - condições necessárias para posteriormente participar de um coletivo.

4 comentários:

  1. o inicio da musica já diz ...papai, mamãe e filhos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o caso da família tradicional, mas existem tipos diferentes de famílias. E de acordo com o censo de 2010, este já não é o tipo mais encontrado de família no Brasi. 50,1% das famílias não eram formadas p/pais, mães e filhos.

      Excluir
    2. Este é o caso da família tradicional, mas existem tipos diferentes de famílias. E de acordo com o censo de 2010, este já não é o tipo mais encontrado de família no Brasi. 50,1% das famílias não eram formadas p/pais, mães e filhos.

      Excluir